terça-feira, 23 de fevereiro de 2016




Biologia é o estudo da vida. Trata do conhecimento sobre nós mesmos e sobre o mundo do qual fazemos parte e no qual atuamos. É uma palavra formada pelos termos gregos “bios” (vida) e “logos” (estudo) cujo significado literal é “estudo da vida”. É uma ciência natural que estuda a origem e as características dos seres vivos e suas interações com o ambiente.
Os seres vivos são divididos em cinco grandes reinos, classificados de acordo com o número de células (unicelulares ou multicelulares), organização celular (procariontes ou eucariontes) e tipo de nutrição (autótrofos ou heterótrofos):
Reino Monera: organismos unicelulares e procariontes (células sem núcleo individual). Ex.: bactérias e algas
Reino Protista: organismos unicelulares e eucariontes (células com núcleo individual). Ex.: protozoários e algas unicelulares
Reino Fungi: organismos eucariontes e heterótrofos (não sintetizam o próprio alimento). Ex.: fungos, cogumelos, mofos
Reino Plantae (Metaphyta): organismos pluricelulares, eucariontes e autótrofos (fotossintetizantes). Ex.: plantas
Reino Animalia (Metazoa): organismos pluricelulares, eucariontes e heterotróficos.
A Biologia é subdividida em diferentes áreas para aprofundamento dos diversos e complexos aspectos relacionados aos seres vivos, sendo algumas delas: Anatomia, Biologia Evolutiva, Biologia Celular e Molecular, Botânica, Ecologia, Genética, Histologia, Zoologia.





Educação é o ato de educar, de instruir, é polidez, disciplinamento.
No seu sentido mais amplo, educação significa o meio em que os hábitos, costumes e valores de uma comunidade são transferidos de uma geração para a geração seguinte. A educação vai se formando através de situações presenciadas e experiências vividas por cada indivíduo ao longo da sua vida.
O conceito de educação engloba o nível de cortesia, delicadeza e civilidade demonstrada por um indivíduo e a sua capacidade de socialização.
No sentido técnico, a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas, intelectuais e morais do ser humano, a fim de melhor se integrar na sociedade ou no seu próprio grupo.
Educação (do latim educations) no sentido formal é todo o processo contínuo de formação e ensino aprendizagem que faz parte do currículo dos estabelecimentos oficializados de ensino, sejam eles públicos ou privados.
No Brasil, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases, a Educação divide-se em dois níveis, a educação básica e o ensino superior. A educação básica compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e o Ensino Médio. A educação nacional remete para o grupo de órgãos que fazem a gestão do ensino público e fiscalização do ensino particular.
No processo educativo em estabelecimentos de ensino, os conhecimentos e habilidades são transferidos para as crianças, jovens e adultos sempre com o objetivo desenvolver o raciocínio dos alunos, ensinar a pensar sobre diferentes problemas, auxiliar no crescimento intelectual e na formação de cidadãos capazes de gerar transformações positivas na sociedade.