6º ANO
Ano de escolaridade: 6º ano
|
|||||
Eixo temático: Construindo modelos
|
|||||
Tema: O Mundo Muito Grande
|
|||||
Tópicos:23- A Terra
no espaço
|
|||||
Habilidades: 23.0
|
|||||
D
a
t
a
|
Carga Horária
|
Habilidades que se
objetiva desenvolver
(descrição ou
número)
|
Atividades que serão realizadas
|
Conteúdos
conceituais
relacionados
|
Materiais
|
|
__h/a
|
23.0 – compreender que vivemos na superfície de uma Terra
que é esférica e situa no espaço.
|
· Aula
expositiva com data show;
· Interpretação
de textos;
· Analises
de imagens;
· Esquemas
dos modelos:
- geocêntrico e
- heliocêtrico;
· Exercícios
· Palavras
– chaves.
|
· A
esfericidade da Terra;
·
Observações sobre movimentos do sol e da lua
vistos da Terra;
· Sombras
do sol;
· Pontos
cardeais.
|
- Dvd
- Livro
- Xeros
- Folhas
- Textos
- Figuras
|
Ano de escolaridade: 6º ano
|
|||||
Eixo temático: Ambiente e Vida
|
|||||
Tema: Evolução dos Seres Vivos
|
|||||
Tópicos: 13 – Fosseis como evidencias da evolução
|
|||||
Habilidades: 13.0
|
|||||
D
a
t
a
|
Carga Horária
|
Habilidades que se
objetiva desenvolver
(descrição ou número)
|
Atividades que
serão realizadas
|
Conteúdos
conceituais
relacionados
|
Materiais
|
|
___h/a
|
13.0 – Relacionar
informações obtidas através do estudo dos fósseis a características da Terra
no passado, seus habitantes e ambientes.
|
· Interpretação
de textos;
· Trabalho
em grupo;
· Pesquisas;
·
Simulando a formação de fósseis;
·
Linha do tempo.
|
· Tipos
de fosseis
· Exemplos
de registros fósseis;
· Evidências
da evolução
· Pensamento
fixista
· Pensamento evolucionista;
· Linha
do tempo
|
- Cartolina
- Folhas
- Massinha
- Gesso de modelar
- Prato
- Exercícios
|