sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

MODELO DE PLANO DE AULA - CIÊNCIAS / 8º ANO ENSINO FUNDAMENTAL

PLANO DE AULA
ESCOLA ESTADUAL “VIRGÍNIA JUAREZ” (nome fictício)
PROFESSOR(A): VIRGÍNIA PATRICIA
DISCIPLINA: CIÊNCIAS
TURMA: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Nº DE AULAS: 03

DATA: 26/02/2016
PLANO: 01
TEMA:  Analisando o Corpo Humano – A célula com suas organelas e funções.

OBJETIVOS:
·         Compreender a célula como a menor unidade viva que executa as funções no organismo.
·         Compreender o papel da membrana, do citoplasma e do núcleo para a célula.
·         Adquirir noções sobre as organelas celulares e suas funções.
·         Reconhecer a diversidade de tipos de células e suas funções.

CONTEÚDOS A SEREM TRABALHADOS:
·         Níveis de organização do corpo humano.
·         Células: estrutura geral, diversidade e funcionamento.
·         Organelas celulares e suas funções.
·         Teoria celular.

DESENVOLVIMENTO:
1.       Apresentação dos conteúdos a serem trabalhados.
2.       Explicação em slides da matéria para melhor fixação dos conteúdos.
3.       Confecção de um mural para que os alunos coloquem notícias, textos e pesquisa com os conteúdos estudados.
4.       Levar uma reportagem de células-tronco com atividades para os alunos.
5.       Fazer um ditado com palavras relacionadas aos conteúdos, fazer correção.
6.       Se a escola possuir computadores: levar os alunos para pesquisar sobre a célula animal e vegetal, fazendo registro dessa atividade.
7.       Se a escola não possuir computadores: fazer a pesquisa em casa e colar as figuras no caderno.
8.       Fazer as atividades do livro para fixação do conteúdo estudado.
9.       Para casa: entregar folha com texto complementar sobre o conteúdo e atividades.
10.   Sempre corrigir todas as atividades.

RECURSOS DIDÁTICOS:
·         Data show
·         Folhas A4
·         Papel para confeccionar o mural em grupo.
·         Tesoura
·         Cola

AVALIAÇÃO:
·         Avaliar a participação do aluno dentro da sala de aula, observando suas dificuldades  para serem sanadas.
·         Fazer uma avaliação com questões abertas e fechadas.
·         Pedir aos alunos que façam em grupo: trabalho com cartazes sobre células.
·         Expor  na escola os cartazes.



Nenhum comentário:

Postar um comentário